25 mil km através de 15 nações nas 3 Américas, com um Fiat Palio weekend 100% elétrico.



Partindo de Los Angeles, Califórnia, cruzamos o México, Guatemala, Honduras, El Salvador,
Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina e Paraguai.
A chegada da fase 1 ocorreu na hidrelétrica de Itaipú, em Foz do Iguaçu, Brasil.

sábado, 18 de junho de 2011

Panamá. Cultura e obra suprema de engenharia.

Fomos a uma apresentação de dança folclórica panamenha.
E onde há dança, há música!

As vestes femininas são repletas de detalhes. O mais vistoso é o arranjo nos cabelos. O nome deste traje é Pollera.










A cada dois anos é celebrado o Festival de Diabos e Congos, na cidade de Portobelo, em Colón. Este evento cultural se realiza perto do Forte de São Gerônimo e representa uma exaltação às influências africanas no folclore panamenho ao recordar o triunfo do bem sobre o mal através da dança dos diabos, assim como as penúrias dos negros escravos, que usavam a dança e a música para escapar e critirar os seus amos europeus no que hoje se conhece como bailes congos.


Nosso amigo Jaime Chen nos conseguiu uma visita guiada especial na eclusa de Miraflores. Tivemos acesso a locais que poucos convidados podem ver. Fomos de Palio, claro! Valeu Jaime!
Ói o trem!
Rumo a Colón (o trem).
Na entrada do edifício principal de Miraflores está esta locomotiva, uma das primeiras que operavam no canal, construída pela GE.
Que experiencia passar sobre estas portas. A configuração de fechamento em “V” faz com que a própria pressão da água as mantenha bem fechadas.
Portas robustas. E muito bem feitas pois são ainda as originais, trabalhando há mais de 100 anos!
Alguns pelicanos vem pescar nas eclusas.

Em momentos de menor movimento eles aproveitam para transitar os próprios veículos pelas eclusas.

Em cada etapa os barcos sobem ou descem 8 metros. A operação pode levar de 8 a 16 minutos, dependendo da pressa.

Quando o nível das águas se iguala é possível ouvir e sentir um estalido quando as portas se desprendem.Os barcos da ACP (Autoridade do Canal do Panamá) seguem então para a próxima eclusa.


Desde 2007 as operações do canal estão totalmente informatizadas. Zelando pela segurança do canal, estas foram testadas à exaustão por dois anos primeiro.
A operação analógica, desenvolvida e montada artesanalmente pela GE na construção do canal, funcionou perfeitamente até 2007. Esta é a parte de baixo do complexo equipamento. Na época, este sistema poderia se chamar, digamos, Lentium 1.0.
E esta a de cima.
Carregando

3 comentários:

  1. Desejo a todos, principalmente ao nosso parceiro Valdeck, uma viagem de sucesso.
    Estamos acompanhando pelo blog, as fotos são lindas.

    Um grande abraço.

    Andrea Pires - Confidence Cambio.

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  2. Imagens lindas e cultura invejável do Panamá Abraço a todos.Junior

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  3. Viagem maravilhosa.Um grande abraço ao Waldeck

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