25 mil km através de 15 nações nas 3 Américas, com um Fiat Palio weekend 100% elétrico.



Partindo de Los Angeles, Califórnia, cruzamos o México, Guatemala, Honduras, El Salvador,
Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina e Paraguai.
A chegada da fase 1 ocorreu na hidrelétrica de Itaipú, em Foz do Iguaçu, Brasil.

Tico

Montado sobre plataforma Mercedes Benz Sprinter (os logos Dodge são remanescentes da extinta Daimler Chrysler), o Tico foi fabricado no estado de Indiana, no norte dos EUA, pela Conquest motorhomes, braço da Gulf Stream.
Mas ele é bem diferente do Sprinter comercializado no Brasil, disponível apenas numa versão com motor de 4 cilindros. O Tico conta com um moderno V6 de 3 litros, Diesel. A cavalaria não impressiona: 154HP. Mas o torção é empolgante. O mais festejado deste motor é a eficiência energética, podendo atingir, em rodovias, até 18 milhas por galão, dependendo principalmente das condições do vento. Até agora conseguimos fazer 16 milhas por galão, ou 7 km por litro de diesel, viajando a 90 km/h constantes. Levando-se em conta o enorme arrasto aerodinâmico do Tico, que é uma verdadeira ‘parede’ e as quase seis toneladas dele carregado...7 km por litro de diesel é uma marca realmente excepcional. Tem caminhonete no Brasil que, vazia, não consegue esta marca!
Parte deste desempenho se deve à injeção de combustível do tipo common rail, de altíssima pressão. Mas todo o conjunto é moderno, contando inclusive com freios a disco em todas as rodas, air bags, ABS, ASR (Acceleration Skid Control), volante com ajuste de altura e de profundidade, cambio automático de 5 velocidades + overdrive com TipTronic e muito mais.
A Conquest fabrica 3 versões do Tico (4230, que é a mais popular, 4231, 4232 e o 4270, este último com mecânica Ford). Todas elas podem ser vistas em 
http://www.conquestmotorhomes.com/products/vistamini/vistamini-home.htm
Se desejar, na página do fabricante você encontrará também todas as medidas, capacidades e detalhes sobre a construção do Vista Cruiser mini.
Nós elegemos a versão 4231, projetada para abrigar até 5 pessoas (dois casais + 1). O Vista Cruiser mini tem tudo para que se possa viver de fato nele. O gerador, de 3.600 watts movido a gás, é capaz de alimentar todos os dispositivos a bordo. E é satisfatoriamente silencioso. O fabricante teve que adequá-lo às rígidas normas dos parques nacionais norte-americanos, para que os mesmos não molestem os demais campistas e os animais. Bacana né? O cilindro de gás propano comporta 56 litros e, nos EUA, durou 1 mês certinho, alimentando a geladeira e o freezer, ar condicionado, aquecimento do ambiente e da água, microondas, computadores, rádios, lanternas e todas as traquitanas adicionais que temos. E custa, em média, 60 dólares para encher o reservatório.
Aliás, para que a decisão recaísse sobre o Vista Cruiser, foram muitos meses de buscas entre incontáveis marcas e modelos disponíveis no mercado norte-americano.
Mas o fato é que não existe um motorhome perfeito e o Tico não foge desta máxima. Há um grave detalhe que só descobrimos aqui: ele oscila muito para os lados, de forma preocupante, seja em imperfeições do asfalto (raríssimas aqui) ou pelo vento. E, se oscila aqui, fico imaginando como será nas estradas da América latina. Tentaremos resolver este problema ainda aqui nos EUA, com barras estabilizadoras ou até modificando a suspensão, trocando os amortecedores por um sistema a ar. Não tão grave, alguns detalhes de acabamento e de qualidade de componentes poderia ser melhor. Um exemplo são as espumas utilizadas nos estofamentos e nos colchões. Numa escala de 5 a 10 a nota seria 6. As travas das portas dos armários poderiam ser dotadas de um plástico mais resistente. Duas já quebraram em apenas poucas semanas de uso. A vedação dos compartimentos externos é sofrível. Quando ligamos na locadora para reclamar, o vendedor disse que até modelos de mais de 1 milhão de dólares apresentam este tipo de problema. Fazer o quê?
Mas, até o momento, nossa nota para o Tico é 8,5. A nota máxima vai realmente para a plataforma Mercedes Benz, seguida das práticas e bem boladas janelas, que se abrem totalmente, tem mosquiteiro e são duplas, isolando o interior de frio, calor e ruídos.

Cama da Jeanne e Paulo
Veja que baita  janelão temos!
Outro ângulo do nosso quarto
O pequeno porém funcional banheiro
Pia com água quente e fria. Observe que há tomadas para ligar secador de cabelos ou barbeador.  O interruptor branco é o da luz (são 4 lâmpadas) e o vermelho é para evitar que a água dos reservatórios congele.
Geladeira e freezer. Funciona com eletricidade ou gás.
Mesa multi-uso.
Em dois toques vira uma cama.
Esta é a cama fica sobre a cabine. Tem até teto solar... um luxo!
A cabine. Conforto, ampla visão e, claro,para quem me conhece... um subwoofer atrás do banco.
Visão à partir do nosso quarto.
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