25 mil km através de 15 nações nas 3 Américas, com um Fiat Palio weekend 100% elétrico.



Partindo de Los Angeles, Califórnia, cruzamos o México, Guatemala, Honduras, El Salvador,
Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina e Paraguai.
A chegada da fase 1 ocorreu na hidrelétrica de Itaipú, em Foz do Iguaçu, Brasil.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Chegando na Califórnia

Mesa (AZ) – Pomona (CA)

Por mais que tenhamos sido seletivos na eleição dos equipamentos necessários para a expedição, não teve jeito. Para fazer um bom trabalho, há que transportar uma pá de tralha. E a tralha dos 4 integrantes excedeu o peso máximo suspenso que o Tico pode transportar com segurança. A boa notícia é que, mesmo que tenhamos chegado ao limite que ele pode carregar sobre os eixos (suspenso)... há sobra no que ele pode... puxar!
Contas pra cá e pra lá, chegamos ao número ‘puxável’: 1500 kg. Buscamos por todo o território americano, via internet, um trailer de apoio que fosse pequeno e leve, mas com pé direito suficiente para andarmos eretos dentro dele e que tivesse porta grande na traseira. Achamos então o Fire Storm, produzido pela Dune Sport. Ele pesa apenas mil kg. E tem tudo. Cozinha, banheiro, sofás que viram uma grande cama de casal, toldo, sistema de aquecimento a gás e condicionador de ar elétrico. Com apenas 12 pés (3,65m), ele é o menor toy hauler disponível por aqui. Toy haulers são os trailers com uma grande porta traseira (que aberta vira uma rampa), além da porta lateral normal, o que permite o embarque, no caso do nosso de pequenos veículos, como motos, quadiricíclo ou um carrinho de golf . Perfeito para socarmos nossas tralhas!
Passamos então a ter muito mais espaço e capacidade para 500kg. Aproveitamos e mandamos instalar uma combo lavadora/secadora no banheiro do Fire Storm, que agora se chama Mia. Nos países da América Latina é dificílimo encontrar lavanderias e será excelente termos auto-suficiência neste quesito, podendo lavar roupas quando necessitarmos e onde quer que estejamos.
Em nosso terceiro dia em Mesa chegou nosso amigo Valdec, ou, como o chamamos, Teco. Ficamos felizes com a chegada dele. O Teco é um tipo tranqüilo, totalmente da paz e excelente companhia. Ele será o responsável pelas filmagens em alta definição da expedição, que culminará em um documentário.
Partimos então de Mesa, rumo a Califórnia, um pouco preocupados. Estava difícil conseguir camping nos arredores de Los Angeles a um preço palatável. Todos muito caros. Um exemplo: o campground Playa del Rey, pertinho do aeroporto de Los Angeles, tem como tarifa mínima... U$ 55 por dia!
Mas conseguimos vaga em um em Pomona, do grupo KOA, que nos cobrou U$ 587 por 30 dias. Não está mal. Pomona está a apenas 30 milhas de Los Angeles e o acesso do camping para várias rodovias é fácil.
O que não gostamos foi da vaga que nos destinaram. Estreita, distante dos chuveiros e com sinal de internet inexistente. Pra piorar... com fumantes ao lado. Estávamos impressionados com o grau de lotação do camping. Mesmo assim fomos reclamar, cordialmente, claro. O dono nos atendeu. E foi muito bacana conosco. Entendeu nossa situação e prometeu, no dia seguinte, nos colocar em uma vaga melhor. Dito e feito! Creio que estamos agora no melhor espaço do camping. Ao lado dos chuveiros, da piscina, com um gramado exclusivo de esquina e com sinal (aceitável) de internet. Mais uma prova de que quem não chora... não mama. Foi uma conquista importante, levando em conta que ficaremos aqui um mês, até o nosso Fiat Palio elétrico chegar e, finalmente, zarparmos.
Os motivos de tal lotação no campground são dois: muitos campistas também fogem dos preços de Los Angeles e... estava começando a final do campeonato de de dragsters, aqui mesmo, em Pomona, a poucos metros do camping. Caramba! A sorte anda do nosso lado ultimamente! Chegamos em Albuquerque, no Novo Mexico, bem no momento do festival anual de balões e agora, na final dos dragsters em Pomona.
Claro que eu (Paulo) e o Valdec fomos ver as finais dos dragsters. Bom... não sei quanto tempo levará para que meus ouvidos se recuperem totalmente da zoeira. Esquecemos de levar tampões e o dilema era: fotografo ou tampo os ouvidos?
As eliminatórias ocorrem com dois carros, lado a lado, largando simultaneamente para ver quem vence primeiro os 400 metros ou, o quarto de milha. Cada dragster da categoria full throtle tem... 8 mil cavalos de força. Imagine então 16 mil cavalos sendo simultaneamente liberados. Não é apenas o som que impressiona. A forma que as arquibancadas vibram é indescritível. E sabe qual velocidade que os dragsters atingem ao chegar aos 400 metros? A melhor marca do dia foi de... 517 km/h! Em apenas 400 metros! Que tempo leva? Menos de 4 segundos. A real impressão é que, se no momento que os carros largam, alguém desse um tiro na mesma direção, os três objetos viajariam juntos... na mesma velocidade.
Agora temos tudo (quase) pronto aqui na Califórnia. Os veículos de apoio estão prontos. Agora só falta o nosso Fiat Palio Weekend elétrico, que está em Foz do Iguaçu, sendo preparado para o envio pra cá de avião.
Carregando

2 comentários:

  1. vamos combinar que esperar assim não é tão ruim, hein?
    e vc num churrasco? só se for de abobrinha, né?
    bjs e saudade

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  2. Ae, galera, estou esperando mais fotos, cade, vamos trabalhar...heheheheh as fotos do Rolo sao fantásticas, estou aqui acompanhando vcs, Valdec, Dudu um grande abraço, força ae.... posta mais, pasta mais, posta mais....

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