25 mil km através de 15 nações nas 3 Américas, com um Fiat Palio weekend 100% elétrico.



Partindo de Los Angeles, Califórnia, cruzamos o México, Guatemala, Honduras, El Salvador,
Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina e Paraguai.
A chegada da fase 1 ocorreu na hidrelétrica de Itaipú, em Foz do Iguaçu, Brasil.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Largada confirmada para 9 de abril

Vai começar a 1ª expedição brasileira com um carro 100% elétrico.
Numa iniciativa inédita, um Fiat Palio Weekend elétrico, produzido no Brasil, percorrerá mais de 25 mil km através das éricas, cruzando 15 países em 120 dias.
O projeto “Zero Emissão” largará de Los Angeles, na Califórnia, no próximo sábado, dia 9 de abril. A equipe é composta por quatro profissionais brasileiros das áreas de fotografia, jornalismo e cinematografia. O principal objetivo do grupo é estabelecer o recorde para o percurso de 25 mil quilômetros, a ser realizado com um carro brasileiro de passeio 100% elétrico, através das três Américas. O veículo escolhido é um Fiat Palio Weekend elétrico, produzido pela Fiat em parceria com a Itaipu binacional e adaptado para receber motorização elétrica. Além do recorde, o time brasileiro também produzirá um documentário do projeto, que incluirá um apanhado cultural e geográfico dos povos encontrados pelo percurso, aferindo também as condições da rota Panamericana – a rodovia que interliga as Américas do Norte, Central e a do Sul.
Mais detalhes do projeto podem ser encontrados em www.zero-emission.com.br.
Utilizar um veículo 100% elétrico foi ideia do jornalista Paulo Rollo, diretor do projeto. Após meses buscando pela Europa, Estados Unidos, Japão e Índia, Paulo acabou por descobrir uma solução “doméstica”: numa iniciativa pioneira, Itaipu binacional se associou à empresa de energia suiça KWO, assumindo juntos o desafio de produzir um carro elétrico no Brasil. Convidaram então a Fiat e o projeto se iniciou. Itaipu, junto com o PTI (parque tecnológico de itaipu), são referencias e berço de projetos inovadores de tecnologia para o Brasil. O Palio elétrico é um destes frutos.
Lançado o desafio, Itaipu aceitou participar do projeto cedendo um Palio Weekend elétrico para a longa viagem. Informações completas sobre o veículo elétrico desenvolvido por Itaipu e Fiat estão disponíveis em http://www2.itaipu.gov.br/ve/.
No percurso pelos 15 países o Fiat Palio Weekend elétrico enfrentará uma enorme diversidade geográfica e climática. A mais desafiadora será, certamente, a variedade de pisos sobre os quais terá que rodar: de asfalto perfeito a pavimentos extremamente precários, passando por terra, cascalho e até sobre gelo e neve. Simultaneamente, terá que encarar altitudes desde o nível do mar até os cinco mil metros, na Cordilheira dos Andes. A variação de temperatura será de impressionantes 60º C: desde os 15ºC negativos da Patagônia até os 45ºC da zona equatorial.
Em nome da maior autonomia, o Palio elétrico foi desprovido de tudo o que consome energia não vital para o seu funcionamento. “Não teremos ar-condicionado, direção hidráulica, som ou vidros elétricos. Estamos em um projeto que tem um objetivo importante, que é provar a capacidade desta tecnologia, que pode ser tão importante para todos nós em um futuro muito próximo. Então, temos que fazer pequenos sacrifícios em nome de atingir este objetivo”, diz o jornalista que chefia o projeto.
Recarregando as baterias
Itaipu e Fiat buscaram uma solução alinhada com a sustentabilidade. Para o Palio elétrico, empregaram a suíça Zebra – sigla de zero emission battery research activity, ou algo como pesquisa da bateria de emissão zero. Utilizando íons de sal, ela é 100% reciclável e mais “verde” do que as de lítio. Atualmente, todos os veículos elétricos enfrentam um problema comum, que é o tempo de recarga das baterias. A maioria dos fabricantes utiliza atualmente acumuladores de lítio, difíceis de reciclar e que oferecem até riscos de explosão. No caso da bateria do Palio Weekend Elétrico, totalmente reciclável, o equipamento demanda 8 horas para uma recarga completa e a autonomia é de pouco mais de 100 km.
Este detalhe não intimidou os viajantes. Apesar da grandeza do desafio de rodar 100 km e parar por 8 horas até poder rodar outros 100, este entrave acabou motivando todos do grupo. “Ninguém fez isto antes”, comenta Jeanne Look, fotógrafa do projeto. “Seremos os primeiros a percorrer uma distância tão grande com um carro de passeio e equipado com o que todos torcemos venha a ser o embrião do futuro automóvel sustentável. Para nós, é um desafio e até uma honra buscar este recorde.”
A escolha dos veículos
A adoção de um carro de passeio 100% elétrico acabou por demandar um veículo de apoio à expedição, cujas principais funções serão servir de casa para a equipe e, ainda, recarregar as baterias do Palio quando este ficar sem energia em zonas remotas, fato que certamente ocorrerá inúmeras vezes. A equipe optou por um motorhome, que está equipado com um gerador a gás natural e 9 painéis solares.
Além do motorhome, a equipe brasileira também contará com um pequeno trailer, cuja missão principal será transportar o equipamento de filmagem profissional. “Ele precisava ser leve e adequado à tarefa, já que nele vamos levar meia tonelada de equipamentos. O trailer também vai servir de cozinha e depósito”, ressalta Valdec Ferreira, especialista que dirigirá o documentário da expedição. O modelo escolhido pela equipe é o Firestorm, de 12 pés, também norte-americano. “Como a expedição deve durar quatro meses, teremos que guardar nele coisas como roupas para diversos climas, estoque de alimentos e medicamentos para situações imprevistas, e até um estoque de ferramentas para o caso atolamento ou problemas mecânicos tanto nos veículos de apoio quanto no Palio elétrico que estaremos testando”, completa Valdec.
Os países incluídos no percurso serão os EUA, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina, Paraguai e Brasil.
Para que a expedição pudesse, de fato, ostentar o nome “Zero Emissão”, a WayCarbon se uniu ao projeto. Consultora do segmento ambiental, sua meta é montar um minucioso inventário de todo o impacto climático que a viagem gerará, neutralizando todas as emissões de GEE (gases de efeito estufa) através do plantio de árvores. Conheça seus projetos em www.waycarbon.com
A Plascar, outra parceira da expedição, forneceu para o Palio elétrico parachoques dianteiro e traseiro desenvolvidos e produzidos com materiais 100% recicláveis, com incorporação de até 20% de fibras naturais obtidas junto a cooperativas de trabalhadores rurais, que substituem a aplicação de materiais de origem petroquímica (fontes não-renováveis). Conheça a empresa em www.plascar.com.br
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3 comentários:

  1. estarei acompanhando !!!
    abraços
    marcelo (VE)

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  2. Boa Sorte Paulo e toda sua equipe.
    estaremos acompanhando:
    http://ecarro.blogspot.com/2011/04/volta-ao-mundo-num-palio-eletrico.html

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  3. Boa sorte, estou de Brasília-DF, acompanhando o blog. Atualizem sempre!

    Abraço.

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