Quem nos acompanha sabe que o projeto Zero Emissão zarpou de Los Angeles, na Califórnia, no dia 9 de abril e já cruzou 7 países das Américas do norte e central, utilizando um carro 100% elétrico.
Exatos 11 km após cruzar a fronteira da Nicarágua com a Costa Rica, nosso Palio completou 10 mil km percorridos. E se comporta da mesma forma de quando zero.
Antes da largada, nos EUA, o Palio foi submetido a 2.977 km de exaustivos testes , no Brasil e nos Estados Unidos, no intuito de observar se surgiriam problemas ou falhas, o que não ocorreu.
Bye bye USA.
Após sete meses nos Estados Unidos abordamos o México pela fronteira ao norte de Tijuana. A rota escolhida, rumo ao sul, foi a da Baixa Califórnia. Este trecho intercalou bom e mal pavimentos nos 1.544 km até La Paz, aonde os veículos embarcaram em um navio com destino a Mazatlán, no México continental. Ao todo foram percorridos 4.220 km em território mexicano.
O motorhome e o trailer de apoio, projetados para rodar nas perfeitas rodovias dos EUA, já começaram a demonstrar um prematuro desgaste, sobretudo o trailer. Já o Fiat Palio Weekend segue intacto. Com sua plataforma e suspensões projetadas para as sofríveis estradas brasileiras, ele se sentiu em casa no México e, posteriormente, na América Central.
Uma das preocupações da equipe era com os altos índices de enxofre no Diesel da América Latina. O motorhome de apoio conta com um motor de última geração, o qual emite baixos níveis de contaminantes. No entanto ele demanda Diesel com até 50 ppm (partes por milhão) de enxofre, como máximo. No México o número é de 500 ppm. A preocupação aumentou na Guatemala, aonde o Diesel contém 2500 ppm. Antes da largada, uma longa e árdua busca indicou que o sistema motor, catalizador e DPF (sigla em inglês para filtro de particulados de Diesel) do motorhome de apoio é bem robusto, capaz de suportar até 2500 ppm de enxofre, nível médio da maioria dos países da América Latina, com exceção do Peru, que tem 5.000 ppm.
Rodando pela América Central.
Após o México, a expedição cruzou a Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua e a Costa Rica. O percurso está ocorrendo dentro do esperado. A estimativa era a de rodar 300 km a cada 27 horas e este objetivo está sendo alcançado, em média, a cada 30 horas.
Por onde passa o Palio elétrico desperta grande interesse nas pessoas. Não raro se formam multidões ao redor dele quando paramos. Muito provavelmente ele é o primeiro carro elétrico de passeio cruzando estas nações.
Comportamento exemplar.
Aos 10 mil km o Palio apresenta o mesmo desempenho de quando novo, atingindo as cargas da bateria sempre no tempo previsto e roda sem surpresas, com precisão suíça. Nenhum problema ocorreu até o momento. A única ocorrência registrada foi quando subimos quase 30 km ininterruptos até o cume do vulcão Boquerón, em El Salvador. Após íngrimes 26 km o Palio entrou em modo de segurança, reduzindo a potência quando a bateria atingiu 300 graus de temperatura. Aproveitamos e paramos para desfrutar um delicioso café orgânico salvadorenho. Menos de 20 minutos depois voltamos a ligar o Palio e a temperatura da bateria já estava normal.
A média de velocidade durante estes 10 mil km foi de 68 km/h. A velocidade máxima atingida, durante a fase de testes, foi de 131 km/h na Interstate 15, na Califórnia, e a menor foi de 6 km/h, quando deixávamos San Salvador, em El Salvador.
Da Costa Rica seguiremos para o Panamá. Como não existe, até hoje, rodovia ligando a América Central à do Sul, enviaremos os veículos de navio do porto de Cristobal Colón, no Panamá, para o de Cartagena de Indias, na Colômbia.
Reveja as melhores imagens da viagem.
Costa da Baixa Califórnia, México |
Cruzando o México com o Palio elétrico |
Cruzando o Mar de Cortés rumo ao México continental. |
Os veículos de apoio Tico e Mia cruzam a Baixa Califórnia, no México |
Nada como estar numa estrada deserta, com um veículo silencioso e que não emite poluentes |
Granada, Nicarágua. |
O Palio elétrico em Antigua Guatemala. |
Chegando ao 4o país da longa viagem. |
Visitando as ruínas de Copan, Honduras |
Veículo de apoio. Serão mais de 3 meses rumando para o sul. |
Fronteira de Honduras. |
Visitando o vulcão Boquerón. El Salvador. |
Parque eólico Amayo. Nicarágua Textos e Legendas Paulo Rollo |
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