25 mil km através de 15 nações nas 3 Américas, com um Fiat Palio weekend 100% elétrico.



Partindo de Los Angeles, Califórnia, cruzamos o México, Guatemala, Honduras, El Salvador,
Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina e Paraguai.
A chegada da fase 1 ocorreu na hidrelétrica de Itaipú, em Foz do Iguaçu, Brasil.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cruzando o 10º país da expedição.

O Equador é um marco para a expedição "Zero Emissão". Apesar de, a partir de agora, faltarem "apenas" cinco países para concluirmos o percurso previsto de 25 mil km, todas as nações adiante são grandes, longas e igualmente desafiadoras.
Desde que partimos de Medellín, nosso principal objetivo é avançarmos o máximo possível. Desejamos recuperar parte do tempo perdido na América Central. Partimos cedo de nosso último pernoite, parando apenas para alimentação, nossa e dos veículos. E estamos conseguindo avançar muito.
Tudo se deve ao fato de o Palio elétrico e o motorhome seguirem infalíveis. Claro que a nossa tenacidade e determinação também contam!

Autonomia variável

A Cordilheira dos Andes, na Colômbia, se divide em três e não há trajetos naquele país sem que se tenha que subir e descer muito. Por este motivo, lá se estabeleceu a menor e a maior autonomia por carga do Palio em toda a viagem. A menor foi de 58 km e a maior, de 143 km! No fim das contas tudo se equivale, em uma aritmética quase perfeita, de percorrermos, em média, 300 km a cada 28 horas.
Vale frisar que, além da Colômbia, o Equador também sofreu evoluções sociais e de infra-estrutura, ao menos em nossa visão inicial, desde nossa última visita em 2007. As rodovias estão muito boas e, no percurso entre a fronteira com a Colômbia até Quito, não vimos tanta pobreza desoladora.
Como ocorre em todas as nações com a economia dolarizada (vide El Salvador e Panamá), tudo é mais barato no Equador. Posso citar dois exemplos: os pedágios custam, para o Palio e o motorhome, 1 e 2 dólares respectivamente. O Diesel é, de longe, o mais barato da expedição, custando 0,28 centavos de dólar o litro (a média é de 1 dólar por litro).

Hemisfério sul

Nosso próximo objetivo é a bela capital equatoriana (e também da província de Pichincha), Quito. Fundada em 1534, Quito foi a primeira cidade tombada pela Unesco, como patrimônio cultural da humanidade, em 1978.  Situa-se, em média, aos 2.850m do nível do mar e está 30 km ao sul da linha do Equador. Ao chegarmos nela, estaremos oficialmente no hemisfério sul. Que delícia!

Ao anoitecer chegamos ao décimo país da expedição.
Asfalto perfeito no Equador.
O Fiat Palio elétrico passa para o hemisfério sul, aos 13.618 km percorridos.
Linha imaginária que divide os hemisférios e, ao fundo, o monumento "Mitad del Mundo".

No ponto exato do centro do planeta é possível equilibrar um ovo sobre um prego.
E também pode-se pesar até menos 5 kg. Uau!
Arte equatoriana.







Legendas e texto
 Paulo Rollo
Carregando

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!
Deixe aqui o seu comentário!