25 mil km através de 15 nações nas 3 Américas, com um Fiat Palio weekend 100% elétrico.



Partindo de Los Angeles, Califórnia, cruzamos o México, Guatemala, Honduras, El Salvador,
Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina e Paraguai.
A chegada da fase 1 ocorreu na hidrelétrica de Itaipú, em Foz do Iguaçu, Brasil.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Baloon Fiesta, Albuquerque, New Mexico

Chegando ao festival em Albuquerque, New Mexico. Foi acaso total. Que sorte a nossa! O Baloon Fiesta é o maior evento de balões no mundo. Antes da crise mundial, chegou a ter mais de mil balões simultaneamente no céu. Nesta edição, 'apenas' uns 600 balões presentes.

Deixar um balão pronto para decolar dá um trabalho danado. E requer muita prática.

No cesto vão estes 4 cilindros gigantes de propano e butano. Ao centro, o ventilador, usado para começar a inflar com ar frio o balão. Todo este gás (mais de 100 kg) dá apenas para um vôo de aproximadamente 1 hora. Não é um esporte barato.

Após desdobrar o balão, inicia-se a fase de inflá-lo com ar frio, gerado pelo potente ventilador. O Paulo sempre diz que fotógrafo tem que ser atrevido. Olha ele lá dentro do balão...

O fato é que o Paulo pediu e foi atendido para entrar no balão. Atrevimento não precisa necessariamente falta de educação... Ambos estávamos fascinados com a magnitude do evento, a beleza dos balões e com a gentileza das pessoas. Foi muito legal encontrar um enorme grupo de brasileiros e nos socializar com eles. O Paulo botou a mão na massa e, voluntariosamente... até trabalhou! Fiquei pasma hehehe.
A fase seguinte é acender os maçaricos e socar ar quente no balão, com o cesto ainda deitado. Mesmo distante, é impressionante o calorão dispersado pra todos os lados.

Quando o balão sobe, os maçaricos passam a trabalhar mais intensamente. O calor que vem na cabeça dá a impressão de que está queimando o crânio. Segundo o balonista Paulo Toledo, não é a toa que balonistas são carecas! Essa foi boa...
O Paulo é brasileiro e participa do evento em Albuquerque faz 8 anos. Ele e a sua equipe vem com tudo pago pela organização e adoram participar. Tanto ele quanto o Paulo (Rollo) estão quase certos de que já se conheciam de São Paulo. Mas o tio Alzhi deixou ambos em dúvida...

O balão do Paulo e equipe é o ‘The 3 wise monkeys’ e há uma legião de fãs deles aqui.

Indescritível a qualidade dos músicos da banda da Força Aérea americana, que deu um show durante o evento. No cardápio Blues, Rock e Jazz. Que delícia não correr o menor risco de ter que encarar sertanojo, pagode, axé e outras coisas intragáveis do Brasil (opinião do Paulo... hehehe).

Incrível a qualidade de construção de vários balões. Ficamos fascinados com a beleza desta zebrinha ou, melhor, com esta cabeça gigantesca de zebra.

Alguns se superam em imaginação.

Uma das tradições do evento é distribuir cartões alusivos ao balão. É incrível como o povo enxameia para obter um cartão. No ano passado, o pessoal do The 3 wise monkeys trouxe dez mil e não deu nem para a metade do evento!!!
FOOOOOOGO! Assustador e encantador.

Os Paulos, Toledo e Rollo, ambos aos 50, felizes em se reencontrar, totalmente ao acaso, em Albuquerque. Não raro recebemos provas de que o mundo é realmente pequeno.

Começa a festa! Imensos balões no ar, encantando uma incontável multidão.

O gigantesco 3 wise monkeys, finalmente no ar.

Para as crianças deve ser emoção ao cubo.

Falando em formas geométricas... o Bob Sponja tbem estava lá.
Ah que vontade de estar lá dentro.

Lindas criações.
Outro balão brasileiro nos céus do Novo México. O Farmer Pig pertence ao Paulistano André Lopez, que vive em Floripa. Muito bem feito o balão. O porquinho tem até uma espiga de milho no bolso de trás!

Tirei esta foto do teto do Tico.

Festival de balões de Albuquerque. Esperamos voltar numa próxima edição.
É raríssimo ver lixo no chão por aqui mas, quando algum porcalhão o descarta e se tem resto de alimento... não rola desperdício. Em algumas áreas dos EUA isso causa grandes problemas... com ursos.
Carregando

2 comentários:

  1. Excelentes fotos!!
    Adelante!! quiero ver mas!

    ResponderExcluir
  2. Lindíssimo pena que meu filho Victor da Aeromagic(filho do Ricardo free) não apareceu,pois ele esta comemorando seu aniversário de 15 anos nessa maravilha.
    Post mais fotos pra podermos participar um pouco dessa festa.
    Vivian Mezadri

    ResponderExcluir

Participe!
Deixe aqui o seu comentário!